A paixão pela gastronomia, produtos locais, tradições e a forte herança familiar do Sul (Algarve e Alentejo) levaram-nos a criar este projecto, na expectativa de divulgar o riquíssimo património gastronómico e cultural desta região.

 

Propomo-nos assim a levá-lo numa viagem pelos sabores e tradições desta região, dando-lhe a conhecer este outro Algarve.

 

------------------------------------------------

Mariana e Sofia

 

 

Falar da gastronomia algarvia é falar dos seus produtos, das pessoas que ao longo do tempo tiraram partido do que esta terra lhes veio fornecendo.

 

O solo, o sol, o mar e o sal são indiscutivelmente os "ingredientes" base da gastronomia algarvia, uma afirmação da simplicidade e diversidade de sabores que se afirmam, não se escondem.

 

A cozinha tradicional é transmitida de boca a boca, é colectiva, anónima e os sabores são perpetuados desde a infância. Sabores e aromas ficam para sempre na memória. É uma cozinha temperada de nostalgia e como tal é necessário conhecer as pessoas, as suas tradições e cultura para entender as diferências que existem de região para região.

 

Fruto do clima e localização, esta cozinha tem fortes raízes mediterrânicas. Se o pão, o azeite, o alho e o vinho são elementos chave, otros produtos como os vegetais, frutas, ervas aromáticas e o peixe fazem igualmente parte da dieta mediterrânica. Não é possível preservar uma tradição gastronómica honesta com produtos de fraca qualidade.

Sobre nós